UFSM DESENVOLVE APARELHOS DE RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL

Protótipo de respirador em desenvolvimento.

Os equipamentos em desenvolvimento poderão ser fabricados rapidamente e a baixo custo. Se a Universidade é a Casa da Ciência, é exatamente dela que devemos esperar soluções para os mais graves problemas que se apresentam à sociedade; e com a UFSM não está sendo diferente.

O Prof. Dr. João Carlos Damasceno, à testa de uma equipe multidisciplinar, vem desenvolvendo dois modelos diferentes de equipamentos de suporte respiratório de baixo custo e fácil construção, com o auxílio financeiro e logístico da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência – FATEC.

O primeiro modelo é uma solução simples e inteligente – um mecanizador de AMBU (Artificial Manual Breathing Unit – Unidade para Respiração Artificial Manual). O AMBU é o mais simples dispositivo de auxílio à respiração: aquele “balão” de oxigênio que vemos paramédicos bombeando manualmente na TV. A equipe desenvolveu um “robô” que substitui a mão humana e bombeia constante e incansavelmente uma unidade AMBU. A vantagem do sistema é que as unidades AMBU são fáceis e baratas de adquirir, e o “robô” poderá ser impresso em impressora 3D a partir de uma Licença de Código Aberto.

O segundo modelo é uma válvula eletromecânica para sistemas de oxigênio hospitalares. Essa válvula permite regular a inspiração e expiração em pacientes com dificuldades respiratórias – enquanto os modelos comerciais são caros e sem pronta disponibilidade, o modelo proposto pela equipe da UFSM poderá ser fabricado com facilidade e rapidez, sem a necessidade de nenhum aparato de alta tecnologia.

Segundo o Prof. João Carlos, “o apoio da FATEC está fazendo a diferença”, já que essa unidade auxiliar da UFSM vem ajudando a equipe a obter recursos e executar aquisições de materiais e equipamentos com uma agilidade, velocidade e economia que satisfazem os requisitos da era da inovação.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo