Projeto do CTISM – Engenharia Elétrica busca alternativas para o carregamento e sustentação de energia em baterias ajustáveis

A pesquisa intitulada “Projeto e Desenvolvimento de um Carregador de Banco de Baterias para Emprego em Subestação de Energia Elétrica” tem como coordenador o engenheiro eletricista, professor Dr. Álysson Raniere Seidel que pertence ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais – GSEC do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM UFSM.

O professor Álysson explica que o objetivo do projeto é desenvolver um protótipo para carregamento de baterias, o qual irá monitorar tensão e temperatura dos elementos e fornecer corrente contínua com capacidade de 25 Amperes e tensão variável até 10 Volts, ajustável ao detectar elementos desbalanceados, além de supervisório integrado.

O professor coordenador salienta também que o projeto se justifica devido o sistema de monitoramento e carregamento de Banco de Baterias adequado poderá ampliar a vida útil das baterias. O sistema poderá ser expandido para todas as subestações de energia elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE com as devidas adequações e particularidades.
No caso do desenvolvimento de um sistema que permita o carregamento de até 4 elementos simultâneos, isso permitirá que este seja utilizado tanto em SE com 60 ou 94 elementos em série, como é o caso para tensões de 125 VCC de serviço auxiliar, assim como para 24 elementos em série como é o caso de 48 VCC para telecomunicações.

O desenvolvimento de um sistema automatizado prevenirá o uso excessivo de mão-de-obra dedicada para esta finalidade. Um sistema supervisório irá proporcionar vantagens, tais como: monitoramento de variáveis que proporcionem previsibilidade do comportamento dos elementos individuais do Banco de Baterias, planejamento para substituição de elementos, manutenção preventiva e dados para a melhor definição de prioridades no planejamento da manutenção de Banco de Baterias.
O professor Álysson informa ainda que, o projeto iniciou no final de 2019 com o recebimento de recursos da CEEE que é o órgão financiador, sendo realizada a revisão de hipóteses de problemas e seleção de equipe. E desde janeiro de 2020, já está sendo realizada as adequações necessárias nas salas para a recepção e habilitação das baterias (método de logística de trabalho) e em fevereiro foi realizada a substituição de bolsistas (tanto de graduação quanto de pós-graduação do curso de Engenharia Elétrica).

O professor Álysson comenta que a parceria da FATEC no desenvolvimento do projeto, auxilia em todas as dúvidas e encaminhamentos de documentação necessários para o melhor gerenciamento administrativo dos recursos envolvidos.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

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