Perguntas Frequentes

O que é a FATEC?
A FATEC – Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria e instituída em 03/04/1979, sob o CNPJ Nº 89.252.431/0001-59.
Quais são os objetivos principais de FATEC?
São objetivos principais da Fundação, a Promoção da integração Universidade-Empresa-Estado; Promoção de estudos, pesquisas e prestação de serviços para Órgãos públicos e privados; Instituição de bolsas de estudo e de investigação científica para o aprimoramento de recursos humanos; Articulação com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, visando a forma de colaboração, contratos ou convênios, para a execução de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento; Capacitação e valorização de recursos humanos vinculados ou de interesse do desenvolvimento tecnológico e da pesquisa dentro de seu programa de ação.
Quem dirige a FATEC?
A Fundação é dirigida por um Conselho Superior composto por membros de Diretores das Unidades Universitárias, Pró-Reitores da UFSM, representantes da Comunidade e representante do Gabinete do Reitor. As atribuições executivas são exercidas pela Diretoria Executiva, escolhida pelo Conselho Superior entre seus integrantes, composta de Diretor Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Financeiro.
Qual a ação da FATEC na gestão de projetos?
A FATEC realiza a gestão administrativo-financeira de projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFSM e outras importantes instituições. Nessa atuação, a Fundação conduz atividades fundamentais para o desenvolvimento das iniciativas, como compras, importação, contratação de pessoal, auditoria, assessoria jurídica, prestação de contas, entre outras. Assim, os coordenadores de projetos podem concentrar-se em suas atribuições essenciais.
A FATEC financia projetos?
Não. Como Fundação de Apoio, a FATEC tem a finalidade de dar suporte na gestão administrativo-financeira aos projetos, conduzindo os processos de compras, importação, pessoal, prestação de contas, entre outras atividades.
Por que a FATEC tem um Portal de Compras?
A FATEC apoia a UFSM e outros parceiros no desempenho de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e prestação de serviços à sociedade. Dentre as atividades administrativo-financeiras está a aquisição de bens para os projetos gerenciados. Com o objetivo de oferecer transparência, segurança e isonomia aos processos de compras, foi criado este sistema específico: Portal de Compras.
Para participar de seleção ou concursos a fim de trabalhar nos projetos da FATEC, como devo proceder?
Você deve se inscrever conforme as normativas publicadas na imprensa local.
Fui estagiário na Fundação, como faço para receber meu comprovante/certificado?
Você deve solicitar junto ao setor de estágios do RH, telefone (55) 3226-6939.
Sou colaborador de projeto da FATEC, onde posso acessar o contracheque e o informe de rendimentos para declaração anual do Imposto de Renda?
É só acessar Informe de Rendimentos. O contracheque pode ser solicitado no setor de RH – Telefone : (55) 3226-6909
Como faço para solicitar informações sobre licitações realizadas na FATEC ?
Todas as informações referentes a Processos Licitatórios estão no seguinte LINK, para mais informações entrar em contato pelo telefone (55) 3226-6942.
Pular para o conteúdo