Projeto de inovação tecnológica em Geomática beneficia a sociedade através do aumento da produtividade e da qualidade dos produtos

O projeto “Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas em Sistemas de Informações e Ações Articuladas de Difusão do Sistema CR Campeiro Áreas de Gestão Municipal e Rural” é um projeto coordenado pelo engenheiro florestal, professor Dr. Enio Giotto do Departamento de Engenharia Rural da UFSM. O projeto tem o objetivo de desenvolver e difundir as geotecnologias e ferramentas de gestão aplicadas do sistema CR Campeiro, nas mais diversas áreas da gestão municipal e rural.

O professor coordenador Enio explica que o estudo se justifica através das geotecnologias do CR Campeiro, devido sua especificidade, de sua importância e gama de aplicação que são trabalhadas de forma integrada sob todos os segmentos que podem ser beneficiados e incrementados com as tecnologias utilizadas. Segundo o professor Enio, lá se vão 25 anos desde o início do projeto que ao longo dos anos foi se qualificando e modernizando devido às inovações tecnológicas e o conhecimento adquirido, já são pelo menos 25 aplicativos C7 Android, dispostos no Google Play que auxiliam em ações continuadas como também: cursos de treinamentos presenciais e em EAD; oficinas de desenvolvimento; publicações técnico-científicas; seminários de difusão tecnológica; webinars; fórum de discussão.

Eixos temáticos: administração rural; agricultura de precisão; floresta de precisão;  geoprocessamento; gestão técnica de rebanhos; gestão pública municipal; topografia.

O projeto de pesquisa do professor Enio é desenvolvido no Laboratório de Geomática do CCR-UFSM, e desenvolverá geotecnologias aplicadas à gestão dentro da Universidade difundindo esses, nos programas dos cursos técnicos, tecnológicos, graduação e de pós-graduação, que resultam na disseminação do conhecimento aos acadêmicos, professores da instituição e de outras instituições de ensino superior voltados à gestão municipal e rural.

O professor Enio enfatiza ainda que a gestão das propriedades, que são empregadas ou associadas a essas tecnologias, permitirão ganhos expressivos de produtividade a partir de procedimentos informatizados de registro e análise de dados de todo o processo. Todas as etapas do projeto se complementam através da rastreabilidade, e impactam diretamente em ganhos, não apenas para os produtores rurais como também, a toda a sociedade com o ganho de qualidade e aumento de produção.

O professor Enio comenta sobre a parceria da FATEC: “O desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação tecnológica e de extensão, através da FATEC, os quais envolvem a comunidade externa à UFSM nos traz além da segurança jurídica nas suas execuções, a certeza da eficiência da gestão administrativa dos mesmos, através da competência, dedicação e empenho de seu corpo técnico de funcionários”.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo