Projeto da Engenharia Florestal do Campus de Frederico Westphalen – UFSM através do plantio de Pinus, busca oportunidade para produzir de forma sustentável sem impacto ambiental

Projeto da Engenharia Florestal do Campus de Frederico Westphalen – UFSM através do plantio de Pinus, busca oportunidade para produzir de forma sustentável sem impacto ambiental.

O projeto “Fazenda Modelo Flopal – Qualificação do Processo Produtivo de Madeira e Resina de Pinus Elliottii Engelm. no Litoral do Rio Grande do Sul” está sob a coordenação do engenheiro florestal professor Dr. Rafaelo Balbinot do Departamento de Engenharia Florestal do Campus de Frederico Westphalen – UFSM. O projeto tem o objetivo de:

  • Pesquisar e desenvolver modelos que qualifiquem o processo de produção de madeira e resina de Pinus Elliottii Engelm para harmonizar o desenvolvimento socioeconômico com a sustentabilidade dos recursos naturais;
  • Caracterizar o processo de produção de madeira e de resina;
  • Estudar os impactos sociais e ambientais da resinagem;
  • Estudar e desenvolver métodos de controle da regeneração;
  • Desenvolver uma matriz de valores de produção e conservação para o ordenamento da fazenda modelo.

Segundo o professor Rafaelo o projeto se justifica devido ao Pinus Elliottii ser a segunda espécie mais plantada com fins comerciais no sul e sudeste do Brasil, e isto, se deve à alta produtividade desta espécie tanto em madeira quanto em resina. ]Outro ponto é a boa adaptação em locais de baixa temperatura e ou alta ocorrência de geadas.

O professor e coordenador Rafaelo comenta que a condição atual de uso e aplicação do gênero Pinus como espécie sustentável de uma cadeia produtiva, é importante para a região sul e,  para o país implica compreender melhor sua função ao longo do processo econômico, social e ambiental, bem como, a infinidade de produtos que podem ser retirados das florestas plantadas de Pinus, porque a madeira pode ser utilizada para serraria, fabricação de compensados, celulose e até o resíduo proveniente do processamento da madeira pode ser utilizado para energia.

A resina é também um produto renovável e que tem amplo aproveitamento, a resinagem das árvores é totalmente manual o que demanda grande quantidade de colaboradores realizando tarefas em campo acrescentando alto valor social ao processo. O professor Rafaelo explica que a Fazenda Modelo FLOPAL fica localizada em Santa Vitória do Palmar, na localidade do Farol de Albardão, próximo ao lado da Estação Ecológica do Taim, no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Para o professor Rafaelo a parceria do projeto com a FATEC é fundamental, pois a Fundação desempenha as atividades de controle contábil e tributário, permitindo que o pesquisador se dedique com mais tempo, segurança e tranquilidade aos objetivos do projeto.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo