Projeto da Engenharia Florestal busca a otimização e o aproveitamento eficiente de madeiras

MAIS UM PROJETO COM A GESTÃO FINANCEIRA
E ADMINISTRATIVA DA FATEC

O projeto “Caracterização Tecnológica em Madeiras” é coordenado pela engenheira florestal, professora, Dra. Cristiane Pedrazzi do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal (PPGEF), e coordenadora do Laboratório de Química da Madeira (LAQUIM). A professora Cristiane salienta que este projeto foi criado objetivando atender uma demanda de mercado, pois as empresas que utilizam madeira em seus processos buscam por materiais de alta qualidade e que sejam produzidas a partir de florestas com elevadas rotatividades, rentáveis e com altos rendimentos por hectare.

A professora então, buscou de forma criativa possibilidades para desenvolver um laboratório que atendesse não apenas uma situação especifica, mas que atendesse aos interesses cada vez mais, da indústria do setor florestal e que também, formasse mão-de-obra qualificada e preparada para atender ao mercado de trabalho, que é, cada vez mais exigente. Segundo ela o objetivo geral do projeto é analisar as propriedades físicas e químicas de madeiras, com o intuito de caracterizar tecnologicamente a principal matéria-prima utilizada em indústrias do setor florestal e de celulose e papel. Através dos objetivos específicos, determinar a densidade básica e o teor de umidade de madeiras; caracterizar quimicamente produtos lignocelulósicos a partir de análises quantitativas de celulose; hemicelulose, lignina, extrativos e minerais; e avaliar o potencial de diferentes biomassas vegetais para energia a partir de análise química imediata e de poder calorífico.

A coordenadora Cristiane justifica ainda que, a escolha pelo uso de produtos florestais como matéria-prima nas indústrias vem aumentando significativamente, e isso, se deve por se tratar de materiais renováveis e sustentáveis. Também, de maneira geral, os produtos de base florestal possuem grande variabilidade de propriedades físicas, químicas e mecânicas e o conhecimento da composição química desses, é uma ferramenta fundamental em pesquisas e certamente auxilia na identificação e caracterização de inúmeras espécies florestais visando o seu uso para fins comerciais.

Devido a isso, é necessário conhecer as principais características físicas e químicas das madeiras visando direcionar seus usos. Foi pensando no futuro que a professora Cristiane criou o projeto, observando a crescente demanda das indústrias, buscando fortalecer através de pesquisas científicas a área de Tecnologia de Produtos Florestais do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal (PPGEF) da UFSM. Atualmente, no LAQUIM, são realizadas pesquisas científicas que tratam de assuntos sobre química da madeira, produção de papel e celulose, nanotecnologias (produção de filmes e espumas de celulose) e produção de energia a partir de biomassa vegetal.

Para a professora Cristiane a parceria com a FATEC auxilia na execução e no desenvolvimento de projetos como esse, que visam parcerias de instituições de ensino superior, como a UFSM, com empresas as quais muitas vezes, buscam conhecimento de suas matérias-primas e adequações de seus processos industriais. Ainda segundo a professora, são projetos assim, que impulsionam a qualificação dos profissionais em formação nas universidades e a inovação de processos e produtos nas empresas.

Kelly Martini – MTb137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo