Projeto da Comunicação busca formar pensamentos coletivos para o compartilhamento de idéias comuns ao meio rural

Curso de produção de conteúdo, out. de 2019, DEA – Direción de Educación Agrária – MAG – Ministério de Agricultura y Ganadería

O projeto “Comunicação para o desenvolvimento: Projeto LAZOS América Latina” é coordenado pela Relações Públicas, professora, Dra. Carlise Porto Schneider Rudnicki. O projeto possui o objetivo de:

– Implementar um plano de comunicação para o desenvolvimento que compreende a criação de uma plataforma digital que servirá como banco de dados, que será alimentado por meio de uma rede social em um aplicativo, utilizados para prospecção e divulgação de informação qualificada em assistência técnica e sistematização de informações referentes a atividades de agricultores familiares produtores de algodão na América Latina com o propósito de contribuir para o aprimoramento da qualidade do produto e incremento do associativismo de seus produtores.

A coordenadora Carlise justifica o projeto pois a incidência do tema da “Agricultura Familiar Produtora de Algodão” vem no sentido de qualificar sua produção e emancipar economicamente seus trabalhadores. A professora complementa ainda que o projeto busca subsidiar com informações relevantes e qualificadas organizações públicas, privadas e não governamentais, bem como a sociedade civil e a mídia, o que vem no sentido de melhor conhecer e compreender sua realidade sócio produtiva, de modo que os envolvidos possam agir em favor de ganhos coletivos. A busca por qualificação das políticas públicas, em processos de humanização das organizações, qualificação de sistemas comunicacionais, realização de críticas fundamentais e relevantes e proposição de ações que, realmente, sejam focadas para o bem da sociedade como perspectiva ética. O estudo tem o intuito também de qualificar a formação de alunos de graduação e pós-graduação em comunicação e desenvolvimento.

Segundo a professora Carlise o projeto nasceu de um encontro durante o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER que ocorreu na UFSM entre os dias 30 de julho a 5 de agosto de 2017, com a participação de Adriana Gregolin, coordenadora do projeto Mais Algodão da FAO para América Latina e América Central, com o intuito de desenvolver o pensamento coletivo tanto no compartilhamento de informações do cotidiano do sistema rural. Os temas discutidos no evento eram sobre Tecnologia, Mobilização, Cooperativismo e Comunicação. Então a seguir ocorreu o lançamento do projeto piloto que é uma rede social,  com aparticipação dos Técnicos Administrativos em educação – TAE, Gustavo Chiapinotto e Eduardo Sperondi, desenvolvedores do aplicativo que conta também com a participação do Colégio Politécnico para a produção de conteúdo para ser disposto no aplicativo e com o incentivo do Ministério da Agricultura e Ganaderia (MAG) do Paraguai. Foi com a expansão das tecnologias para o ambiente rural que são facilmente “domadas” pelos seus usuários, percebeu-se que ainda faltava o entendimento que se precisava instigar o pensamento de compartilhamento de ideias.

 A professora ressalta ainda que o ideal do projeto está em ir além do compartilhamento de assuntos relacionados ao meio rural e buscar o amadurecimento de ações efetivas que possam unir pessoas com um propósito comum: expandir fronteiras através de decisões no modo de pensar e agir para que haja um intercâmbio de pensamentos voltados ao coletivismo. 

A professora Carlise comenta que o contato com a FATEC foi uma ótima experiência, desde o início. “Da criação do projeto estávamos buscando caminhos para executá-lo, ainda novos para a maior parte de nós. Recebemos, desde o primeiro contato, com o professor Adalberto Meller, todas as informações necessárias e, na sequencia das ações, todo o apoio técnico e disponibilidade da secretária Paula Tasquetto, o que nos proporcionou segurança e efetividade na organização de todas as etapas do projeto”. 

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Skip to content