Pesquisa na área de eqüinos do CCR – UFSM é reconhecida em publicação internacional

A pesquisa deste projeto surgiu a partir da idéia do doutorando Marcos da Silva Azevedo, participante do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária – UFSM, na época, Marcos, buscava avaliar um novo medicamento lançado no mercado veterinário brasileiro com base de cloreto de amônia 2% (Vetepin®, Vetnil Indústria e Comércio de Produtos Veterinários Ltda, São Paulo, Brazil). Este medicamento tem indicação no manejo da dor crônica ligada a doenças do aparelho músculo esquelético.

O professor Dr. Flávio Desessards De La Corte – professor do curso de Medicina Veterinária e orientador apoiou a iniciativa. Então, foi contactada a empresa que prontamente ofereceu apoio com a oferta do medicamento a ser testado. No intuito de melhor utilizar os dados obtidos na pesquisa de mestrado e do agora doutorando e que desenvolve atualmente o projeto, Stéfano Leite Dau, avaliou a resposta em diferentes boloqueios anestésicos para identificar a dor ligada ao casco em eqüinos

Ao término desta pesquisa, os animais foram tratados com o Vetepin e acompanhados por 60 dias para avaliar o seu efeito analgésico em animais com dor crônica ligada ao casco. Stéfano explica que o estudo foi realizado direcionado ao veterinário clínico de forma a dar subsídios nas suas escolhas de tratamento. Os resultados do trabalho foram publicados na Equine Veterinary Education, uma revista científica de reconhecimento internacional ligada a assuntos práticos da rotina do médico veterinário de equinos. O trabalho demonstrou que o medicamento avaliado apresentou uma analgesia satisfatória em casos com a origem da dor ligada a diferentes regiões do casco por até 60 dias. O que se enfatiza neste caso é a publicação deste trabalho no periódico Equine Veterinary Education, o que traz resultados e reconhecimentos a cerca deste estudo tão bem explorado pelos pesquisadores: Stefano Dau e Marcos da Silva Azevedo e apoiados e orientados pelo professor Dr. Flavio Desessards De La Corte, professor do curso de Medicina Veterinária da UFSM.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo