4ª SIPAT FATEC – Gestão 2018/2019 (Dia 3)

No terceiro e último dia de palestras da 4ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho – SIPAT, promovida pela Comissão de Prevenção a Acidentes de Trabalho CIPA – gestão 2018/2019, teve início às 9h, no prédio 67 da FATEC, com a apresentação da palestra teórica: “Prevenção e Combate a Sinistros”, com o soldado Felipe Martins Linhares e o 1º Sargento Alexandre Andrade de Sena, do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Santa Maria.

No primeiro momento os Bombeiros explanaram sobre os cuidados que a pessoa deve ter quando se coloca na posição de combatente ao início de focos de incêndio. Foram explicadas as classes de incêndio e as formas de extinção do fogo com o uso adequado de extintores. Quando o fogo está no início e quando se torna incontrolável. Os Bombeiros alertaram para os procedimentos de segurança que são devem ser realizados com responsabilidade para que o fogo não se alastre ainda mais ou que o combatente não dificulte a ação dos Bombeiros. Os profissionais ressaltam que no início, o foco pode ser eliminado por pessoas leigas, mas com conhecimento no manuseio de extintores. Na explanação foram apresentadas as classes de incêndio e os tipos de extintores que são utilizados para que cada um dos casos. Segundo os bombeiros o combatente deve manter-se calmo e alerta, deve sair do local o mais rápido possível e acionar os Bombeiros.

Na manhã de quarta, antes da saída dos participantes foi realizado o sorteio dos brindes e realizado o devido agradecimento aos patrocinadores da 4ª edição da SIPAT.

No seguimento da teoria foram realizadas as atividades práticas demonstradas pelos Bombeiros, no pátio do prédio 67, com a apresentação dos modelos de extintores e a forma de manuseio. O bombeiro Linhares explicou que apesar de simples é preciso ter atenção ao tipo de fogo, local onde se encontra e o manuseio com os distintos tipos de extintores, é necessário lembrar que é necessário manter-se o mais afastado possível do foco e evitar colocar a vida de outros em risco, salienta o bombeiro Linhares.

Ao final do treinamento prático, os participantes foram relembrados que na quinta-feira e sexta-feira, esta sendo realizada as Campanhas de Combate aos DST e AIDS com distribuição de preservativos e a Arrecadação de Alimentos não perecíveis nos projetos. Os produtos arrecadados são destinados à Turma do IQUE.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo