Visitação à Área Didática Experimental de Várzea da UFSM por representantes da FATEC

Prof. Enio na demonstração da máquina de descasque de arroz.

Nesta última sexta-feira, dia 22 de março de 2019, o engenheiro agrônomo, Enio Marchesan, professor Dr. do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais – CCR – UFSM, líder do Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado GPAI, abriu pela primeira vez em caráter especial para a equipe da FATEC, a Área Didático Experimental de Várzea da UFSM. Foi apresentado parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos alunos do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFSM, reunidos no GPAI do CNPq (Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado e Uso Alternativo de Várzeas). Os objetivos desta iniciativa inédita foram: valorizar o trabalho da equipe de apoio da FATEC e mostrar um pouco dos projetos que lá são realizados, pois entendendo como as coisas acontecem, pode-se atender de forma mais efetiva as demandas dos usuários, contribuindo para aperfeiçoar o sistema.

O professor Enio e os orientandos de Mestrado e Doutorado: Gabriel Donato e Bruno Behencke Aramburu receberam a equipe de trabalho da FATEC composta por: Luisa Del Fabro – contadora; Silvia Binotto – Setor de Licitação e Compras; Eliana Hoffmann – Administradora de Sistemas; Vanise Righi – Operação Financeira e Projetos; Rosangela Vianna – RH; Paula Tasquetto – Secretária; Cristiane Chaves – Prestação de Contas e Patrimônio; Adalberto Meller – Secretário Executivo e a Assessora de Imprensa Kelly Martini. O professor comentou a boa aceitação dos eventos promovidos, citando como exemplo o último Dia de Campo na Área Didático Experimental, realizado em 24 de janeiro de 2019, que contou com cerca de 1200 participantes, fundamentalmente composto por produtores rurais e técnicos.

São realizados também durante todo o ano, eventos específicos para grupos de produtores e técnicos, de acordo com as demandas da iniciativa privada ou quando há tecnologias importantes a serem discutidas com potenciais usuários. Nestas ocasiões são apresentados os principais resultados de pesquisa na área de manejo de arroz, soja e sistemas de produção, obtidos com as pesquisas. O foco dos trabalhos é o desenvolvimento de recursos humanos com formação profissional e pessoal capazes de atender o mercado de trabalho e propor aperfeiçoamento nas estruturas existentes. O professor ressalta que só está sendo possível atender esses objetivos tendo ensino de qualidade, com aulas práticas de campo, e ações de extensão, com recursos obtidos através de projetos de pesquisa, por meio de parcerias entre o setor público e o privado.  Os alunos Bruno e Gabriel juntamente como o professor Enio mostraram o funcionamento dos laboratórios e ações desenvolvidas, realizando demonstrações das atividades de pesquisa realizadas. Segundo o professor, estas atividades contribuem para fixar conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica dos estudantes, proporcionando qualidade na construção de um currículo profissional diferenciado aos alunos ligados ao GPAI e a estudantes do curso de Agronomia da UFSM.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo