Quinto Dia – 3ª SIPAT – FATEC

No último dia de SIPAT da FATEC, a palestra foi ministrada pela Técnica em Segurança do Trabalho da Saúde Ocupacional da UNIMED, Silvia Teixeira Elgart que desenvolve o Programa Risco com Base na Proteção! A palestrante iniciou sua fala comentando um pouco sobre as Normas Regulamentadoras do Trabalho, as NR’s e a Legislação Trabalhista, explica como elas afetam o cotidiano das empresas e os trabalhadores, e as adequações decorrentes das normas. Ela explicou a necessidade do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais EPI’s.

Os EPI’s são equipamentos que tem objetivo de minimizar possíveis ocorrências inseguras, dando proteção a vida. Não há 100% de eficiência, mas é certo que o uso correto traz mais segurança às atividades desenvolvidas pelo trabalhador, são dispositivos de uso individual de fabricação nacional ou estrangeira, fornecidas de forma gratuita, antes do início das ações laborais.

Causa de acidentes do trabalho
Atos inseguros – relacionados com falha humana.
Condições inseguras – relacionadas com as condições de trabalho.
Acidente de trabalho – são ocorrências indesejáveis que interrompem o trabalho e ou causam tendo potencial para causar ferimentos ou onerar a empresa.
O Ato faltoso é quando o empregado se recusa a utilizar o EPI, o que pode ocasionar em demissão por justa causa. Cabe ao empregado usar o seu EPI ser responsável por ele, cuidar e manter o seu pleno funcionamento, comunicando à empresa qualquer alteração que o torne impróprio para uso. Cabe ao empregador o fornecimento adequado do EPI ao seu colaborador, ele deve explicar a forma correta de uso, vigiando e conscientizando para o seu uso.

Após a palestra houve sorteio da rifa do teclado, que foi doado pela colaboradora da FATEC, Eliana Hoffmann. Os valores arrecadados pela rifa serão doados à Turma do Ique.

Foi aplicada a ginástica laboral pela acadêmica em Educação Física da UFSM Claudia Urban Soares, após, todos os presentes foram para a degustação de um excelente coffee break, que foi patrocinado pela Mutley Eventos durante os cinco dias de SIPAT.

Para encerrar com chave de ouro a Semana Interna de Prevenção à Acidentes do Trabalho da FATEC, o Coral da UFSM, regido pelo professor Claudio Antônio Esteves e seus alunos, acompanhado pelo pianista Miguel Ângelo Zanotelli encantaram a plateia que ficou emocionada com a apresentação.

– A primeira de Carlo Gesualdo (Io parlo),
– A segunda de John Rulle (The Lord bless you and keep you),
– A terceira de John Leavitt (Festival Sanctus),

Foi feito o agradecimento pela participação e a colaboração com toda a iniciativa, todos foram convidados para participarem da próxima edição no próximo ano e também entregue os brindes especiais doados pelos seguintes patrocinadores: -Lisandra Lima Fotografias, Churrascaria Boi Bom, Erva Mate Safra, Mega Info, Padaria da Ju, Distribuidora Noeli, Papelaria Rótula, Libraria Cesma, Sonare Áudio &Vídeo, Veterinária Camobi, Coelhinho Borrachas, Chaveiro Automotivo, Fábrica de Cuias Pires, Hotel Morotin, Hotel Continental, Editora UFSM, Livraria UFSM, Agropecuária Conesul, Agecont (Catto Escritório Contábil), Coperves (Projeto FATEC), Agroquímica – Comércio de Produtos Químicos, Confeitaria Quitutes Marilu, SB Vidros, FP2 Tecnologia, Mutley Eventos (patrocinador do coffe break), Criara Artesanatos, Universitária Seguros, Unimed Santa Maria, Labivida – Laboratório de Análises Clínicas, a todos estes colaboradores, o nosso muito obrigado!

Kelly Martini – MTb. 137.25
Assessora de Imprensa – FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo