Projeto do LARP – Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas desenvolve métodos de análise para amostras diversas com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população e proteção do meio ambiente

O projeto “Desenvolvimento de Métodos Analíticos para a Determinação de Agrotóxicos e outros Contaminantes em Amostras Complexas” é coordenado pelo Dr. em Química e professor Renato Zanella, coordenador do Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas – LARP (www.ufsm.br/larp) da UFSM, que também é integrado pela química industrial, professora Dra. Martha Bohrer Adaime e pelo químico industrial, professor Dr. Osmar Damian Prestes.

A equipe do LARP conta com outros 29 integrantes, a maioria alunos de pós-graduação e de graduação. Considerando a importância do controle de resíduos de agrotóxicos e outros contaminantes em matrizes diversas. O estudo tem como objetivos desenvolver, validar e aplicar métodos analíticos modernos que permitam a determinação multirresíduo de agrotóxicos e outros contaminantes, tais como medicamentos veterinários, contaminantes emergentes e fármacos empregando cromatografia líquida de ultra alta eficiência acoplada à espectrometria de massas em série (UHPLC-MS/MS) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas em série (GC-MS/MS); contribuir para o esforço nacional de formação de recursos humanos qualificados e para a geração e reprodução de conhecimentos na área de resíduos e contaminantes; capacitar o LARP–UFSM, através da transferência de conhecimentos técnicos para o estabelecimento de novos métodos de análise multirresíduo visando o apoio em monitoramentos de resíduos de agrotóxicos e outros contaminantes em matrizes diversas, tal como água destinada ao consumo humano, plantas afetadas pela deriva de herbicidas, animais silvestres, como pássaros e abelhas, e alimentos de origem vegetal e animal. Segundo o professor Renato o projeto tem como justificativa o uso frequente e muitas vezes incorreto, dessas substâncias químicas que pode causar grandes danos ambientais, principalmente, quanto à contaminação dos sistemas hídricos superficiais e subterrâneos, pois são o principal destino final dos agrotóxicos.

O professor Renato avalia que em geral a concentração destes compostos em água é baixa, demandando instrumentação adequada analisar de forma adequada. Entretanto, mesmo nestas concentrações, tais produtos representam riscos para o meio ambiente e a saúde humana. A contaminação das águas superficiais e subterrâneas por agrotóxicos pode ocorrer por via direta e/ou indireta.

A contaminação direta ocorre através da aplicação no controle de algas, insetos e também pelo lançamento de efluentes industriais e domésticos sem prévio tratamento. A contaminação indireta pode ocorrer através da lixiviação do agrotóxico pelo solo, escoamento superficial, deriva ou pela precipitação. Eles também podem ser introduzidos através dos efluentes de indústrias, efluentes rurais e também pela disposição inadequada de produtos não usados ou com o prazo de validade expirado. Neste sentido, métodos analíticos rápidos, sensíveis e eficientes têm de ser desenvolvidos para verificar se os níveis de concentração dos resíduos de agrotóxicos e outras substâncias químicas em água estão de acordo com os estabelecidos pela legislação, a fim de, resguardar a saúde do consumidor e a integridade do meio ambiente.

E desta forma, são de suma importância o desenvolvimento de métodos que apresentem elevada detectabilidade e seletividade, rapidez e alto nível de confiabilidade analítica para que possam ser utilizados no monitoramento destes compostos. Devido aos baixos níveis de concentração e complexidade das matrizes ambientais, é necessário desenvolver métodos analíticos capazes de determinar e quantificar estas substâncias, eliminando interferências que possam intervir erroneamente no resultado final. Levando em consideração que nosso país está com carência de dados sobre os níveis de contaminação por agrotóxicos em alimentos e no meio ambiente, a disponibilidade de métodos de análises de poluentes orgânicos em ambientes aquáticos é de grande importância. As técnicas de amostragem para essas substâncias, na sua grande maioria são caracterizadas pela coleta adequada de amostras em locais predefinidos, seguida de sua conservação e então, análise dos componentes de interesse no laboratório.

Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de métodos envolvendo as melhores formas e condições para as etapas de extração e determinação de agrotóxicos, fármacos e outros contaminantes em matrizes diversas. As técnicas GC-MS/MS e UHPLC-MS/MS, com detector triplo quadrupolo, têm sido muito usadas para a determinação de resíduos e contaminantes em matrizes ambientais pela seletividade e sensibilidade que fornecem. O projeto contempla métodos multirresíduos para determinação de agrotóxicos de diferentes classes, incluindo herbicidas, inseticidas e fungicidas, além de medicamentos de uso veterinário e fármacos usualmente utilizados pela população, como por exemplo, analgésicos e antibióticos, serão priorizados.

O professor destaca a importância da parceria com a FATEC para as atividades do laboratório de forma continuada, viabilizando a aquisição de materiais, equipamentos e serviços de manutenção necessários ao desenvolvimento e aplicação dos métodos que permitem a geração de informação analítica que possibilitam a tomada de medidas de proteção da saúde da população e a mitigação dos impactos ambientais. Kelly Martini – MTb 137.25 Assessora de Imprensa da FATEC

Kelly Martini – Mtb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo