Projeto do Departamento de Eletrônica e Computação – UFSM utiliza a tecnologia Bluetooth para transformar a vida das pessoas.

O projeto “Desenvolvimento de Comunicação TCP/IP com Módulo Bluetooth” é desenvolvido no Departamento de Eletrônica e Computação – ELC da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como coordenador o professor Dr. Engenheiro Eletricista Carlos Henrique Barriquello que tem o objetivo de desenvolver uma biblioteca de software, na forma de uma interface de programação (API), que permite adicionar o suporte para a comunicação com a internet via IPv6, com o uso da tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy). Com relação aos objetivos, são estes:  

– Realizar uma ampla revisão bibliográfica sobre o uso da tecnologia BLE com suporte para conexão com a internet pelo protocolo IPv6;
– Definir o microcontrolador e a plataforma de hardware a ser utilizada, baseando-se na disponibilidade no mercado de modelos voltados para a aplicação;
– Desenvolver API e bibliotecas de software para a comunicação IPV6 com o protocolo BLE e aplicação de demonstração tipo cliente – servidor;
– Divulgar os resultados da pesquisa na forma de artigos científicos e manual de uso da API desenvolvida;

Desta forma a empresa parceira poderá desenvolver produtos na área da internet das coisas (IoT) utilizando a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) citada acima, e que utiliza os protocolos da internet TCP/IPv6. A tecnologia BLE é recente e de baixo custo, isto pode beneficiar os produtos da empresa agregando a estes, novas funcionalidades. O projeto permite a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação na área de engenharia elétrica e de computação na UFSM, e a aplicação dos conhecimentos científicos de pesquisas anteriores. Por ser uma tecnologia bem recente, o uso integrado de BLE e IPv6 é um tópico de pesquisa quente no momento, no qual se tem ainda muito terreno a ser explorado. 

O coordenador Carlos explica como de fato ocorre a aplicabilidade do projeto. Graças ao barateamento e o desenvolvimento dos sistemas de comunicação, o acesso à internet na vida de todos os usuários tem sido cada vez mais constante e na última década tem se expandido muito pelo uso que as pessoas têm dado a ela.

Quebrar barreiras e estreitar relacionamentos tem sido a marca dos novos tempos e não poderia ser diferente com o uso e a aplicação de objetos e coisas que se liguem ou estejam interligados à internet. Um exemplo dessa possibilidade da pesquisa em aplicabilidade real é de uma pessoa em seu ambiente de trabalho, emitir um comando pelo celular que acione a máquina de lavar para lavar a roupa em sua casa. Esta tecnologia consome pouca energia, e pode ser utilizada em diversos aparelhos e equipamentos domésticos (como máquinas de lavar, refrigeradores, tvs, etc.) para que estas possam ter comunicação à internet.
O coordenador Carlos Henrique salienta a importância da FATEC no desenvolvimento do projeto: “A FATEC tem auxiliado em todo andamento do projeto, principalmente, em relação aos trâmites burocráticos e na gestão financeira dos recursos. Assim, nós podemos aproveitar melhor o tempo para a dedicação em prol dos objetivos e resultados almejados”, ressalta o pesquisador.

Kelly Martini – MTb. 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo