Projeto do CT – busca através da troca de experiências promover o desenvolvimento técnico científico na área de engenharia civil.

Vistoria recentemente realizada no viaduto Menino Deus, em Santa Maria, com fotos realizadas com drone

O projeto “DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, EXTENSÃO TECNOLÓGICA E TREINAMENTOS NA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL, ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL”, é desenvolvido e coordenado pelo engenheiro civil, professor, Dr. André Lubeck do Departamento de Estruturas e Construção Civil, do Centro de Tecnologia da UFSM.

O professor e coordenador André explica que o objetivo do projeto é articular a troca de experiências, promover e estimular o desenvolvimento científico e técnico de estudos especializados, desenvolvimento, extensão tecnológica e treinamentos na área de engenharia civil, estruturas e construção civil entre o corpo docente, técnico e discente do Centro de Tecnologia – CT e a região que abrange o projeto.

O professor comenta ainda que, o projeto tem como justificativa ter se deparado com problemas ligados à área de inovação e desenvolvimento tecnológico e ou a necessidade de aporte técnico especializado, empresas privadas, órgãos públicos e a comunidade em geral, buscando pessoas e instrumentos capazes de determinar, coordenar e elaborar atividades relacionadas. Ele enfatiza que a universidade por muito tempo centralizou os saberes, não os disseminando para a comunidade, e neste sentido, o projeto busca atrelar os conhecimentos desenvolvidos na academia com as demandas existentes na sociedade, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão tecnológica.

Conforme fora citado a UFSM tem, dentre seus cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil, compostos por corpo docente especializado em diferentes áreas do conhecimento e que podem oferecer à comunidade, assessorias, treinamentos, palestras, estudos técnicos, projetos, laudos e inspeções técnicas a empresas públicas e privadas que exercem atividades relacionadas à área de engenharia civil e afim. Desta forma, o projeto se justifica por se tratar de um processo acadêmico que qualifica o corpo docente, técnico e discente da instituição, promovendo a melhoria na qualidade do ensino e a formação para o mercado de trabalho.

Segundo o pesquisador André a FATEC viabiliza essa troca de saberes, pois operacionaliza a interação sociedade/universidade e permite que entidades externas financiem as atividades desenvolvidas. Com isso, há uma relação de duplo ganho, a sociedade pode contar com o conhecimento desenvolvido pela UFSM e a universidade consegue pagar bolsas aos alunos, realizar a manutenção e aquisição de equipamentos e insumos, além de investir no desenvolvimento e ampliação do conhecimento.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessoria de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo