Projeto do Centro de Tecnologia – CT – UFSM busca atender a demanda da construção civil em cidades do RS e SC.

O projeto “Tecnologia dos Materiais- fase 1” tem como gestor o professor Dr. Luciano Schuch e o diretor geral o engenheiro mecânico Mauro Lichtenecker Just. O projeto conta com o auxílio técnico do também engenheiro mecânico José Pedro Marquezan de Oliveira. A equipe executa o projeto no Laboratório de Materiais de Construção – o LMCC do Centro de Tecnologia – CT da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

José Pedro explica as fases de desenvolvimento e os objetivos do projeto que são desenvolver o controle tecnológico na produção e aceitação de materiais de construção civil. As atividades desenvolvidas são a realização de ensaios ligados a materiais de construção, tais como: pavimentos e solos com materiais em teste: blocos cerâmicos e blocos de concreto, argamassas, concretos, aços, entre outros. O laboratório ainda oferece a realização de ensaios físico e químicos em solos, além da avaliação de materiais utilizados em pavimentação rodoviária, desde a base até a sinalização.

O engenheiro  salienta a grande demanda de trabalho recebida no LMCC e no qual este projeto está envolvido. “A demanda de trabalho é intensa, pois atende grande parte da região metropolitana de Porto Alegre, o restante do estado do RS e o estado de Santa Catarina”.O LMCC faz além dos ensaios de laboratório, a coleta de amostras em obras. Após a realização dos testes, são emitidos os relatórios que certificam o atendimento, ou não, dos materiais em relação às normas técnicas brasileiras vigentes. O engenheiro explica que o trabalho desenvolvido aprofunda ainda mais a relação entre a pesquisa, o ensino de graduação e pós-graduação em função das solicitações das empresas e as possíveis soluções apresentadas pelo corpo técnico do LMCC, tanto em relação aos problemas de obras como de materiais empregados na construção civil.

A justificativa do projeto é a busca por melhor qualificação do Laboratório de Materiais de Construção Civil – LMCC e também, o aprimoramento científico que proporciona aos seus usuários, acesso a novas tecnologias utilizadas na área da construção civil. “O LMCC apresenta todas as condições para este suporte técnico, seja pelos equipamentos laboratoriais que estão disponíveis, pelos recursos humanos especializados que possui”, enfatiza o engenheiro.

De acordo com o engenheiro José Pedro, o apoio da FATEC é fundamental para que o projeto possa ser desenvolvido com melhor qualidade em cada etapa, possibilitando assim, que a pesquisa e a extensão possam cada vez mais propiciar a melhoria da qualidade de produtos e serviços na construção civil, esclarece o profissional.

Kelly Martini
Assessora de Imprensa da FATEC
MTb 137.25

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo