Projeto do CAL – UFSM desenvolve projeto transdisciplinar que contempla Arte – Ciência –Tecnologia.

O projeto transdisciplinar Museu – Arte – Ciência – Tecnologia: Ações expositivas e estratégias museais é um projeto guarda-chuva, que abriga outros projetos e que tem como coordenadora geral a professora Drª. Nara Cristina Santos (CAL), juntamente ao projeto desenvolvem atividades as professoras Drªs Maria Rosa Chitolina Schetinger, do Centro de Ciências Naturais e Exatas ( CCNE), e Juliana Vizzotto do Centro de Tecnologia (CT).

O desenvolvimento do projeto está vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais – LABART, do Grupo de Pesquisa do CNPq – Arte e Tecnologia.O projeto Museu Arte–Ciência–Tecnologia (MACT) propõe ações expositivas em diferentes locais, e como base, funciona de forma provisória na sala 1228, do Centro de Artes e Letras, no CAL, prédio 40 da UFSM.

Apesar de ainda não ter um espaço físico próprio, ele existe através de ações diferenciadas, que vem ocorrendo desde 2011, 2013, 2015 e 2017. Neste último evento o tema foi a Bioarte.

Para e realização e efetivação de um museu concreto as ações são realizadas de maneira conjunta e tiveram início em 2010 por um grupo de professores pesquisadores de cinco programas de Pós-Graduação da UFSM, que engloba os cursos de: Artes Visuais, Ciências Sociais, Educação em Ciências, Informática e Patrimônio Cultural. Mas a partir de 2012 seguiram somente os PPGs Artes Visuais e Educação para Ciências e a partir de 2015 inseriu-se  novamente o de Informática.  Os projetos que ocorrem são: 2011 – Museu Interativo Mata 200 milhões de anos; 2013 – Arte e Sustentabilidade; 2015 – Neuroarte e 2017 Bioarte.

Para concretizar o projeto Museu Arte, Ciência e Tecnologia são realizadas exposições temáticas, com ênfase em arte, ciência e tecnologia. São realizados também os simpósios de arte contemporânea, festivais, fóruns e cursos de extensão reunindo pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, artistas, de forma aberta a comunidade acadêmica e ao público em geral, para conhecer, discutir e debater questões atuais da arte, ciência e tecnologia no campo da cultura.

O projeto pretende:  

  • Desenvolver no campo da arte, ciência e tecnologia, estudos sobre artistas, obras e projetos, questões emergentes em poética digitais, através da prática em curadoria e expografia e ações expositivas e estratégias museais que vem contribuir com a história, teoria e crítica de arte contemporânea;
  • Promover a interlocução cultural científica na região central do RS entre a comunidade local e a comunidade acadêmica (pesquisadores nacionais e internacionais através das ações desenvolvidas pelo projeto do Museu);
  • Propiciar projeção nacional e internacional dos resultados do projeto que impactem diretamente nos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação envolvidos na UFSM, apoiados pelo Museu Arte, Ciência e Tecnologia;

Segundo a coordenadora geral do projeto a professora Nara Cristina Santos, a parceria com a FATEC vai viabilizar o projeto em todas as suas ações nos próximos cinco anos, o que será fundamental para a existência do MACT.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo