Projeto de formação continuada em cirurgia veterinária busca oportunizar a capacitação profissional com maior qualidade técnica

MAIS UM PROJETO COM A GESTÃO FINANCEIRA
E ADMINISTRATIVA DA FATEC

O projeto “Formação Continuada em Cirurgia Veterinária”, é coordenado pelo médico veterinário, professor Dr. Daniel Curvello de Mendonça Muller do Centro de Ciências Rurais da UFSM.
O objetivo do projeto, segundo o professor, é promover a capacitação de profissionais médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária, na grande área de cirurgia, abordando temáticas atuais e treinamento especializado. É também objetivo, angariar recursos financeiros para promover a melhoria estrutural e de equipamentos do bloco cirúrgico de Cirurgia Experimental, palco da execução de diferentes modalidades de Educação Continuada e local de aplicação e desenvolvimento de técnicas cirúrgicas avançadas.

O professor Daniel justifica que, a importância da formação continuada é cada vez mais evidente, tanto para quem emprega, como para os profissionais integrantes de uma determinada organização. A capacitação além da graduação é essencial para cirurgiões que procuram o caminho da excelência, aprimorando conhecimentos e práticas já adquiridas por via de formação prévia ou experiência profissional. Esse é o momento do indivíduo sedimentar e aprofundar novas técnicas clínico-cirúrgicas, habilitando-se para um contexto cada vez mais exigente, no qual a inovação, a criatividade e a competitividade são uma constante.

A formação continuada constituiu-se, assim, na oportunidade de cirurgiões adquirirem competências conducentes à execução de procedimentos de excelência, tornando-se diferencial na região de atuação. Esse projeto prevê diversas modalidades para alcançar o seu objetivo da melhor forma possível. Dentre elas, inclui-se a modalidade on demand, um diferencial para profissionais que almejam desenvolver determinada expertise em particular. A maior parte das demais modalidades, preveem número restrito de vagas, garantindo o máximo de atenção individualizada por aluno durante o curso. Dessa forma, cursar uma das modalidades disponíveis, deve ser encarado como oportunidade de evolução e não um gasto.
Por vezes, o investimento na participação desses cursos é retornado em poucos procedimentos cirúrgicos subsequentes, empregando as técnicas aprendidas.

No entanto, um cirurgião qualificado tem mais hipóteses de melhorar tecnicamente e pessoalmente do que um não-qualificado, especialmente tendo em conta a saturação do mercado e o nível de exigência atual. O indivíduo que procura diferenciar-se dos seus pares, provavelmente obterá melhores resultados, acelerando sua consolidação profissional. Para quem se encontra deslocado do mercado de trabalho, numa situação de subemprego ou desemprego e procura uma oportunidade de inserção profissional, investir na formação continuada é, de fato, uma medida com efetivo potencial de retorno. Sabe-se que, dentro da elevada taxa de desemprego que caracteriza o contexto nacional, são as pessoas com melhores qualificações que possuem mais facilidade de reinserção no mercado.

Para o professor Daniel, a parceria com a FATEC permite que professores e técnicos administrativos, atuem de forma concreta para levar a extensão universitária até profissionais que buscam a excelência. Para além disso, permite que seja feita a reparação de gasto com os cursos, manutenções de equipamentos e modernizações de estruturas didáticas e de rotinas cirúrgicas, ações cada vez mais difíceis atualmente. A atuação da FATEC tem se mostrado imprescindível para o bom andamento de projetos envolvendo a gestão de recursos externos. Segundo o professor, “como coordenador de projeto, percebo que o fato de as etapas serem monitoradas e tutoreadas pela equipe da FATEC, garante a segurança jurídica aos executores dos projetos, além de proteger a própria universidade”.

Kelly Martini – MTb.137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo