Projeto de ensino de línguas tem o objetivo de ampliar o conhecimento de língua e cultura estrangeira e da articulação do debate internacional da comunidade acadêmica da UFSM e santa-mariense.

Professoras: Vera Lúcia Lenz – coordenadora do projeto e Roseli Gonçalves do Nascimento – chefe do DLEM

O projeto “Integrado do DLEM – Centro de Línguas e Literaturas” é orientado professora Dra. Vera Lucia Lenz Vianna, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Educação, Artes e Letras da UFSM, com o compromisso de promover a qualificação do futuro profissional de Letras, intervindo, desde os primeiros semestres, nas atividades de ensino e aprendizagem da linguagem e na aplicação de metodologias diferenciadas de ensino de línguas e literatura. 

Segundo a professora Vera Lúcia, o projeto tem o objetivo de inserir os alunos do curso de Letras no espaço da sala de aula para exercitar a prática docente dos diferentes cursos oferecidos para a comunidade universitária e demais públicos interessados.

A professora Vera Lúcia explica que a justificativa do projeto traduz a natureza múltipla das metodologias existentes e das situações de comunicação atuais que estão em constante transformação que demandam reflexão, pesquisa e leitura teórico-crítica sobre a linguagem e suas interfaces.

Os laboratórios de ensino e pesquisa unidos ao Projeto Integrado do Departamento de Letras Estrangeiras Moderna funcionam de forma interligada e estão voltados à comunidade universitária (alunos, professores, funcionários e comunidade santa-mariense em geral). Os cursos são ministrados no prédio 40 A do Curso de Letras, ou, no prédio 16 onde os laboratórios estão localizados. A professora Vera Lúcia explica a origem do projeto que teve inicio na década de 80, com o surgimento do Clube de Línguas, muito diferente da configuração dos cursos atuais, que ao longo dos anos, foram se adaptando e modernizando devido às demandas do conhecimento científico e social do cenário mundial. Destaca-se ainda, que 50% das vagas oferecidas são destinadas aos alunos com benefício socioeconômico, os quais podem realizar os cursos com isenção de pagamento de mensalidades. Desta forma o Projeto Integrado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernascontribui para a formação complementar dos acadêmicos de Letras, prevendo que uma parte significativa da receita seja reinvestida na manutenção e no reequipamento dos laboratórios envolvidos no projeto e em bolsas para seus tutores.

A professora Dra. Roseli Gonçalves do Nascimento, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, destaca alguns dados de interesse sobre os laboratórios que compõem o Projeto Integrado do DLEM:  

  1. LINC – Ensino de línguas no campus – com oferta de curso de Língua Inglesa que contempla habilidades integradas: falar, ouvir, escrever e ler. Curso de leitura acadêmica e preparatória para o teste de suficiência da UFSM. O teste de Suficiência é realizado duas vezes ao ano, no início de junho e no início de outubro.
  2. LABLIN – LabEON – O laboratório é usado como um ambiente interativo hipermidiático, e oferece cursos na modalidade semipresencial e à distância por meio de tecnologias digitais.
  3. ENTRELINGUAS – São cursos de línguas: espanhola e portuguesa direcionada à comunidade estrangeira e aos refugiados. O laboratório aplica o teste CELPE-BRAS – exame que realiza a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros.
  4. PROLETRAS – Neste ambiente língua e cultura, como a exposição ocasional de narrativas literárias curtas, caminham lado a lado. Acredita-se que cumplicidade entre língua e literatura, entre outros textos, acrescenta uma natureza mais dialógica e humanizadora ao ensino de língua estrangeira.

A professora Roseli salienta que para participar destes cursos não há pré-requisito. Um teste de nivelamento é aplicado para aqueles que desejam ingressar em um nível superior ao básico. Os cursos são ministrados por alunos do curso de Letras com apoio de tutores e seus monitores e com auxílio permanente de uma equipe de professores orientadores. O material didático é elaborado por cada laboratório e atualizado observando a especificidade de cada curso.
A professora Vera Lucia Lenz salienta a importância da parceria da FATEC junto ao projeto que é um órgão de apoio administrativo e financeiro. 

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

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