Projeto da ‘Revista Ciência & Ambiente’ prioriza a disseminação do conhecimento científico sobre temas ambientais

O projeto denominado Revista Ciência & Ambiente é coordenado pelo engenheiro florestal, professor Dr. Delmar Antônio Bressan, integrante do Departamento de Ciências Florestais do CCR – UFSM.

O objetivo principal da publicação consiste em estimular a análise multidisciplinar das questões relativas ao meio ambiente. As edições buscam revelar a totalidade das relações pertinentes ao campo ambiental e aos diferentes modelos de desenvolvimento sustentável.

O professor Delmar destaca que o projeto da Revista Ciência & Ambiente baseia-se em núcleos temáticos, condição que proporciona à comunidade acadêmica regional, nacional e internacional a possibilidade de exame multidisciplinar de temas relacionados ao universo da ciência, do meio ambiente e da sociedade.

Os diferentes números são organizados pelo editor chefe e por editores convidados em função dos temas selecionados para análise. As tiragens variam em função das potencialidades temáticas e da disponibilidade financeira. A publicação é autofinanciável e se mantém devido ao produto de vendas e de patrocínios. Cada exemplar é vendido por 30 reais, em média. Os últimos temas abordados são: Evolução Humana, Reserva Natural Vale, Economia Ecológica, Biodiversidade/Sociodiversidade na Amazônia, Habitação Social e Sustentabilidade e Engenharia Natural.

As características editoriais expressas pela Revista Ciência & Ambiente materializam-se também na associação institucional adotada, que, no caso, esta envolvida na cooperação de três centros acadêmicos da UFSM – CCR, CCNE, CCSH.  Além disso, o periódico serve como instrumento de estímulo à interação e integração com outras instituições do Brasil e do exterior.

O professor Delmar coordenador do projeto explica como se dá a relação com a FATEC: “A parceria com a Fundação existe desde o início dos anos 1990, época da criação da Revista Ciência & Ambiente, desde então, contamos com o importante apoio administrativo e jurídico da fundação. Sem essa parceria não teríamos alcançado o reconhecimento editorial que temos hoje em todo o Brasil e em diversos países da América e da Europa. Sem esse suporte, não teria sido possível viabilizar as 50 edições da revista e o número expressivo de exemplares vendidos, algo em torno de 75 mil” complementa o coordenador.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC


 

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo