Microcontrolador ZR16S08 recebe Selo de Produto Nacional.

De forma inédita no Brasil, o governo brasileiro através do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) reconhece o microcontrolador ZR16S08 como Produto Nacional atendendo a Portaria 1309.

No dia 27 de fevereiro de 2018 foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União, a Portaria 939 de 22 de fevereiro de 2018 do MCTIC  (http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=27/02/2018&jornal=515&pagina=8&totalArquivos=86) , a qual estabelece que o Produto ZR16S08 é componente eletrônico semicondutor desenvolvido no Brasil e cujos desenvolvedores são:  Santa Maria Design House (SMDH), Chipus Microeletrônica S.A. e C&P Projetos Eletrônicos LTDA.  Com isto, temos hoje um microcontrolador genuinamente brasileiro e que pode se tornar a curto prazo uma alternativa aos chips importados. O Brasil é um país altamente importador de semicondutores com déficit anual na casa dos US$ 20 bilhões, o que torna este FEITO ainda mais significativo.

Estamos falando do primeiro microcontrolador brasileiro com design e arquitetura proprietária. É uma grande conquista na área da microeletrônica brasileira, pois este chip pode ser usado para as mais diversas aplicações devido a sua grande versatilidade e facilidade de programação. Além disso, existem linhas de financiamentos no BNDES que privilegiam produtos que tenham em seu interior chip reconhecidamente nacional, através de incentivos financeiros com juros menores e carência, como é o caso da área de iluminação.

A SMDH é uma Design House sem fins lucrativos ligada a FATEC e UFSM/GMICRO, cujo papel neste projeto foi o desenvolvimento de todos os circuitos integrados digitais. Chipus desenvolveu os circuitos analógicos e C&P desenvolveu a arquitetura. Abaixo fotos do ZR16S08 com kit de desenvolvimento.

Contato – SMDH (www.smdh.org)
Prof. Dr. João Baptista Martins (CEO)

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo