III Encontro de Coordenadores e Gestores de Projetos da FATEC – MANHÃ.

III Encontro de Coordenadores e Gestores de Projetos da FATEC ocorreu neste último dia 12 de junho, no prédio 67, no Auditório da FATEC, Campus da UFSM, com a abertura realizada pelo professor Thomé Lovato – Diretor Presidente da FATEC que apresentou de forma sucinta o que seria tratado a seguir:

O tema da primeira explanação foi a Relação da UFSM com a FATEC: Uma simbiose para a inovação com a apresentação do professor Luciano Schuch – vice-reitor da UFSM que falou sobre sua trajetória até a chegada à vice-reitoria, comentando um pouco sobre a experiência na gestão e coordenadoria de projetos. Ele falou sobre o impacto causado pelo agravamento da crise econômica no país no período de 2011 a 2013, o que se reflete diretamente na captação de recursos para o financiamento de novas iniciativas. Para complementar a conversa o Dr. Antonio Maioli – Assessor Jurídico da FATEC pontuou ações sobre as Fundações de Apoio: e os Novos Caminhos que deverão ocorrer para uma maior agilidade e modernização nos processos.

O vice-reitor ressaltou a necessidade de mais apoio e reconhecimento da comunidade, com as ações da Universidade de uma forma geral, pois são as universidades que são capazes de produzir conhecimento, qualificação e tecnologia.

O vice-reitor enfatizou a prioridade na interação entre governo, indústria e academia. E indicou que coordenadores de projetos precisam saber buscar formas de investimentos e parcerias. “O que queremos é uma universidade aberta, dinâmica e moderna para que haja realmente desenvolvimento social e econômico que são indissociáveis”, comentou ele. 

O coordenador do Encontro professor Tiago Marchesan – Diretor do Centro de Tecnologia da UFSM, explicou pontos bastante delicados que fazem parte da pesquisa e que existem não para atravancar o desenvolvimento do mesmo, mas ações que criam mecanismos de proteção para quem está imerso no estudo, o pesquisador, e que muitas vezes está começando a fazer pesquisa, e que não tem o conhecimento das minúcias que compõem ritos dos processos de efetivação de projetos de pesquisa. Durante a manhã ele instigou os coordenadores participantes para juntos elaborarem um documento que será apresentado aos órgãos competentes para tornar mais célere e menos burocrático e atual os processos legais para tramitação de projetos. Lembrou também a presença dos representantes do Instituto Federal Farroupilha – IFFar que há pouco foi credenciado e tornou-se parceiro junto a FATEC.

O professor Enio Marchezan coordenador dos coordenadores de projeto no evento reiterou que a mudança precisa acontecer na mentalidade dos pesquisadores e professores de colaboração e participação mais contundente para que se façam as mudanças necessárias, e elencou algumas proposições de melhoria para acelerar os processos e as leis que regulamentam a tramitação de projetos.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo