“CODENSA-PRO: Desenvolvimento de Concreto Autoadensável para a Produção de Elementos Estruturais Esbeltos Protendidos”

Projeto do CT – busca melhor desempenho e durabilidade
para o desenvolvimento de produtos da construção civil

O projeto “CODENSA-PRO: Desenvolvimento de Concreto Autoadensável para a Produção de Elementos Estruturais Esbeltos Protendidos” tem como coordenador o engenheiro de materiais, professor Dr. Erich David Rodriguez Martinez do Departamento de Estruturas e Construção Civil do Centro de Tecnologia da UFSM.

Segundo o professor Erich o objetivo do projeto é desenvolver um traço de concreto autoadensável, técnica economicamente competitiva para a produção de peças e elementos estruturais protendidos esbeltos de até 12 cm de espessura.

Como justificativa o professor explica que o desenvolvimento destes materiais inovadores para a fabricação de novos produtos, possuem melhor desempenho e maior durabilidade, permitindo consolidar a empresa dentro do mercado da construção civil regional.

E o uso de um concreto de melhor trabalhabilidade (ou fluidez) permite produzir elementos com um melhor acabamento (superfícies livres de porosidades ou macro defeitos), assim como, mais duráveis e resistentes. Igualmente o concreto autoadensável desenvolvido permitirá avaliar a possibilidade de desenvolver produtos diferentes ao portfólio atual de vendas, como concretos com superfícies texturizadas e ou concreto fibroreforçado.

Neste sentido, o presente projeto contribuirá significativamente no desenvolvimento de uma nova linha de produtos dentro da empresa, técnica e economicamente viável.

PARA MELHOR ENTENDER O QUE SÃO ELEMENTOS ESTRUTURAIS ESBELTOS PROTENDIDOS: No caso da Prémil – Indústria de Pré-moldados de São João do Polêsine foram elementos estruturais (vigas) que apresentam uma seção transversal reduzida, onde era necessário o desenvolvimento de um concreto com grande fluidez/trabalhabilidade e resistência. São desenvolvidos traços de concreto (dosagem das matérias primas) que atingem uma série de critérios de qualidade para a produção de peças esbeltas de concreto protendido. A necessidade de geometrias complexas e esbeltas precisa de concreto com uma elevada fluidez para permitir completo preenchimento do concreto dentro da forma, além de obter um concreto de elevada resistência. Neste sentido, o desafio é a produção e um concreto extremadamente fluido (sem alterar as características e propriedades finais).

O professor e coordenador Erich David comenta que a parceria ativa da FATEC na execução financeira do projeto facilita as diferentes atividades de pesquisa dos professores. O atendimento e o apoio da instituição em todos estes temas são muito importantes para atingir os objetivos propostos.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo