Apoio Laboratorial Para o Diagnóstico, Tratamento e Prevenção de Enfermidades Bacterianas de Animais

Realização de testes para a criação de vacinas no Laboratório de Bacteriologia – LABAC – UFSM 

O projeto “APOIO LABORATORIAL PARA O DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE ENFERMIDADES BACTERIANAS DE ANIMAIS” é coordenado pela médica veterinária, professora Dra. Juliana Felipetto Cargnelutti que explica os objetivos do projeto:

  • Contribuir com a melhoria da qualidade na sanidade animal pela disponibilização de testes de diagnóstico de doenças bacterianas;
  • Diagnosticar enfermidades infectocontagiosas dos animais de companhia e de produção;
  • Proporcionar soluções no tratamento de doenças bacterianas e auxiliar técnicos, produtores rurais e tutores na manutenção da sanidade animal;
  • Produzir vacinas experimentais para as enfermidades bacterianas.

Segundo a professora Juliana, o projeto se justifica pelo fato de que inúmeras doenças infectocontagiosas ocorrem nos animais de produção (vacas, bois, ovelhas e cavalos…) e de companhia (cães, gatos …), afetando a saúde desses e causando importantes prejuízos econômicos aos seus produtores. Por este motivo, o Laboratório de Bacteriologia – LABAC colabora com o setor pecuário e também com a Clínica de Pequenos e Grandes Animais, auxiliando técnicos, produtores rurais e tutores na manutenção da sanidade animal.

Nestes últimos 30 anos o LABAC tem prestado serviço de apoio microbiológico, diagnóstico de doenças infectocontagiosas, produção de vacinas, testes de sensibilidade a antimicrobianos e pesquisa com composto-fitoterápicos com potencial bactericida e/ou bacteriostático. Durante esse período, sob coordenação da professora Águeda Castagna de Vargas, servidora aposentada, o LABAC realizou mais de 27 mil análises para diagnóstico, atendendo produtores, veterinários, empresas e tutores de pelo menos 13 estados brasileiros, com maior enfoque no estado do Rio Grande do Sul.

Realização de testes para a criação de vacinas no Laboratório de Bacteriologia – LABAC – UFSM 

Segundo a professora Juliana, atual coordenadora do projeto, o diagnóstico laboratorial tem papel fundamental na conduta do médico veterinário, seja para o tratamento do animal enfermo, quanto para a instituição de programas de controle e prevenção em rebanhos. Além disso, a possibilidade de investigar a susceptibilidade dos micro-organismos isolados de amostras clínicas aos antimicrobianos utilizados rotineiramente no tratamento dos animais, torna a terapia mais eficiente e minimiza a possibilidade de desenvolvimento de cepas bacterianas resistentes aos antibióticos.

Além de auxiliar produtores e tutores, a realização de projetos de prestação de serviço como este, permite a capacitação de alunos de graduação dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Tecnologia em Alimentos na realização de técnicas laboratoriais (isolamento bacteriano, caracterização fenotípica e molecular), no atendimento ao público, no contato e orientação com veterinários, produtores e tutores, realizando assim, atividades que serão fundamentais para os futuros profissionais. O LABAC também realiza estudos experimentais com o desenvolvimento de vacinas que tem sido utilizadas na prevenção de algumas enfermidades bacterianas, como a adenite equina e a ceratoconjuntivite infecciosa bovina.

A pesquisadora professora Juliana comenta que a parceria com a FATEC para a realização deste projeto é muito positiva, pois viabiliza a prestação de serviço dentro da UFSM, permitindo que os recursos obtidos com o desenvolvimento das atividades de diagnóstico sejam convertidos em equipamentos e materiais que possam ser utilizados na realização de aulas práticas, pesquisa e em atividades de extensão.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo