4ª SIPAT FATEC – Gestão 2018/2019 (Dia 1)

A 4ª SIPAT FATEC teve início às 9h, no prédio 67 da FATEC, na ocasião ocorreu a explanação da Presidente da CIPA – Maria Cristina Bertagnolli que apresentou todos os membros da CIPA gestão 2018/2019. Em seguida, o professor Adalberto Meller – Diretor Executivo falou sobre a importância da realização da Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho para a vida e a saúde do trabalhador, e em seguida o professor Thomé Lovato – Diretor Presidente enfatizou a importância da prevenção de acidentes em todos os sentidos. Ele citou como exemplo o caso da Boate Kiss, a tragédia que vitimou 242 pessoas em 2013, em Santa Maria. Segundo ele tudo o que ocorreu poderia ter sido evitado se todas as medidas de segurança fossem adequadamente observadas.

O palestrante do dia foi o Técnico em Segurança do Trabalho e Socorrista da Unimed Lucas Domingues que falou da importância da correta aplicação dos primeiros socorros. O técnico exemplificou casos de engasgo tanto em crianças como em adultos, de que forma são realizadas as manobras que são distintas em ambos os casos e o quanto é necessário preparo e certo conhecimento para realizar os protocolos de salvamento, por pessoa responsável do início ao final do procedimento, até a chegada e intervenção dos médicos do SAMU que cuidarão do paciente mais efetivamente até a chegada ao hospital. O técnico explicou e demonstrou como devem ser feitas as manobras de reanimação nos casos de desmaio e parada cardiorrespiratória, com massagens e decisões precisas que podem ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa, mesmo em caso de socorrista leigo, mas que tenha o mínimo de preparo e consciência de saber o que se faz e como se faz, enfatizou ele. O profissional se colocou à disposição para a retirada de dúvidas que ainda restassem.

No final da manhã foi realizado o sorteio de brindes e lembrado também, que todos estão convidados a participar da campanha de doação de produtos não perecíveis que serão destinados à Turma do IQUE. Os postos de coleta são os laboratórios e projetos realizados juntos à FATEC e a própria sede da FATEC. Feito os devidos agradecimentos aos participantes e patrocinadores todos foram convidados a comparecer no segundo dia de SIPAT.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo