FATEC - O X Congresso Brasileiro sobre Turismo Rural em mais um encontro ocorrido na UFSM ratifica tendências em todo o Brasil

O X Congresso Brasileiro sobre Turismo Rural em mais um encontro ocorrido na UFSM ratifica tendências em todo o Brasil

Postado em 09/03/2018.

O projeto do “X Congresso Brasileiro de Turismo Rural” coordenado pela professora Drª Clarice Bastarz teve a parceria do curso de Turismo da UFSM, do mestrado em Patrimônio Cultural e do Programa de pós-graduação em Extensão Rural, entre outras entidades do setor estiveram envolvidas. O X Congresso ocorreu no prédio 74 B, no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e trouxe discussões muito significativas para o desenvolvimento e a exploração do turismo rural na região.

A coordenadora Clarice explica que o congresso acontece a cada dois anos e em 2015 ocorreu na cidade de Joinvile, Santa Catarina. A 10ª edição realizada na UFSM, contou com 190 participantes dentre estes, representantes da região sul, sudeste e centro-oeste do Brasil e de várias entidades do setor. A proposta segundo a professora teve como justificativa a ampla experiência no setor de debates, eventos e publicações científicas a cerca do Turismo Rural, e, notada esta necessidade e a emergência de melhores discussões sobre o tema, a UFSM foi pioneira ainda no ano de 1998 com a realização de importantes eventos científicos e, quando promoveu o Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável – CITURDES, tendo como principal promotor do o Programa de pós-graduação em Extensão Rural, no ano de 1998. Foi a partir destas discussões ocorridas naquela época, na primeira edição do CITURDES na UFSM, que surgiu uma entidade pública internacionalizada, o ponto de partida para as discussões sobre o Turismo Rural que se estendeu para todo o Brasil, e, desde então, não só sob o aspecto científico, mas também, político. A professora Clarice comenta a realização da “Carta de Santa Maria” a base para discussões que acontecem até hoje, e que serviram para a elaboração de políticas públicas sobre o setor. Passado estes quase vinte anos, o CITURDES e o CBTR são encontros reconhecidos pela comunidade acadêmica e política que embasaram as novas perspectivas do Turismo Rural que trouxeram conscientização e ações efetivas na percepção de oportunidades, de respeito ao meio ambiente e geração de resultados às regiões do país.

Representantes das entidades no X Congresso Rural ocorrido na UFSM

A coordenadora Clarice fala sobre o estimulo ao diálogo entre a academia, a sociedade civil e iniciativa privada, um dos principais objetivos do encontro, o que trouxe de novas idéias e tendências. “Cada região tem suas belezas, suas peculiaridades e isso, pode e deve ser explorado”, salienta a coordenadora. Entre outros objetivos do encontro é também a reflexão de maneira crítica sobre o Turismo Rural que apontam diretrizes para o futuro. O X CBTR tem a finalidade de estabelecer e ampliar o debate, avaliando as experiências, buscando a sustentabilidade considerando a dinâmica do rural brasileiro. Ela ressalta ainda a parceria da FATEC no desenvolvimento do projeto, a sua contribuição na arrecadação de receitas referentes às inscrições dos participantes do evento, o que facilitou a utilização dos recursos, explica Clarice.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin