FATEC - X Workshop Brasileiro em Micrometeorologia anima o cenário nacional e internacional de pesquisadores sobre o grupo de pesquisas da UFSM e suas realizações

X Workshop Brasileiro em Micrometeorologia anima o cenário nacional e internacional de pesquisadores sobre o grupo de pesquisas da UFSM e suas realizações

Postado em 01/09/2017.

O projeto do “X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia” é coordenado pela professora Dra. Débora Regina Roberti com a participação do presidente do evento, o Dr. Gervásio Annes Degrazia. Ambos são professores do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. O evento ocorre desde 1999, a cada dois anos, sempre coordenado pela UFSM através do seu consolidado grupo de pesquisa em Micrometeorologia. Neste ano o evento ocorrerá no auditório do CCNE, em frente ao prédio 17, entre os dias 8 a 10 de novembro de 2017.

O professor Gervásio explica que a Micrometeorologia é um ramo da Meteorologia que estuda os fenômenos que envolvem os processos turbulentos em regiões da atmosfera próximas a superfície.

O evento que iniciou com apenas 60 participantes, foi crescendo e gradualmente na IX edição em 2015, foram mais de 300 trabalhos apresentados, sendo que os melhores foram publicados na edição especial da revista Ciência e Natura e na revista American Journal of Environmental Engineering. Isto demonstra a solidez da pesquisa em Micrometeorologia desenvolvida no país por grupos espalhados em todas as regiões e trabalhando em diferentes disciplinas com aplicações na área. Além disso, isso significa maturidade da investigação realizada, o que insere o Brasil na comunidade científica internacional.

O X Workshop brasileiro de Micrometeorologia promoverá o avanço significativo obtido nas edições anteriores tanto na relevância e abrangência dos temas científicos abordados, quanto na participação da comunidade internacional com importantes pesquisadores reconhecidos palestrando sobre temas de vanguarda na área. Espera-se superar o número de participantes e trabalhos apresentados nas edições anteriores.

A coordenadora Debora explica que os interessados em participar do evento, sejam eles alunos ou pesquisadores da Meteorologia ou áreas afins, poderão realizar suas inscrições pelo endereço www.ufsm.br/micrometeorologia

Para a coordenadora Debora a participação e o auxílio da FATEC na realização do projeto é de suma importância para a organização financeira do evento.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

 

 

 




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin