FATEC - Os 50 anos do CTISM é comemorado com um projeto que contempla toda a comunidade da UFSM

Os 50 anos do CTISM é comemorado com um projeto que contempla toda a comunidade da UFSM

Postado em 06/06/2017.

Uma das inovações apresentadas pelo Colégio Técnico Industrial da UFSM – CTISM, durante a comemoração dos seus 50 anos, foi o projeto institucional intitulado: “Projeto de Laboratório de Áudio Visual para Produção de Materiais Didáticos – Rede e-Tec Brasil”. Este projeto foi efetivado e hoje é conhecido como Estúdio Sérgio Assis Brasil Produções Educacionais – Estúdio SAB.

Este projeto tem como objetivo desenvolver a Rede e-Tec Brasil, juntamente com as ações estruturantes de Cursos Técnicos, de nível médio, que são ofertados na modalidade a distância. Para isso, o Estúdio SAB define metodologias de análise, indexação, tratamento e manutenção de base de dados – das informações textuais e imagéticas – de materiais didáticos áudio visuais. Essas metodologias são pensadas visando a elaboração de material didático pedagógico informatizado, que serão utilizados pelos Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil, buscando compatibilidade com as novas tecnologias da informação e ambientação virtual. Para isso, o Estúdio é amplamente equipado e qualificado.

O CTISM promoveu esta ação, pois procura incentivar diferentes experiências e novas práticas ao corpo docente do Colégio e região. E a UFSM fomenta tal iniciativa, pois preza pelo desenvolvimento da instituição e oferece os Cursos de Graduação a distância, através dos Programas Universidade Aberta do Brasil – UAB, e cursos técnicos, pela Rede e-Tec Brasil, os quais poderão utilizar o Estúdio para desenvolvimento de materiais.

As ações do Estúdio SAB

  • Criar um link no site do CTISM, possibilitando a transmissão de aulas gravadas, dos cursos de EaD, através da internet, com a finalidade de aproximar a comunidade acadêmica, a empresarial e a sociedade;
  • Trazer inovações tecnológicas e aperfeiçoamento de técnicas de transmissão, armazenamento de mídias e soluções de e-training (treinamento a distância) e-learning (ambiente de aprendizagem a distância);
  • Divulgar a utilização de ferramentas de educação a distância e videoconferências, gerando demanda de tais recursos dentro do próprio meio acadêmico;
  • Propiciar às instituições públicas e privadas recursos tecnológicos, que visam a utilização da internet como ferramenta de apoio para a divulgação de eventos, palestras, conferências etc;
  • Manter um grupo técnico constantemente focado no desenvolvimento de produtos computacionais;
  • Disponibilizar, para a UFSM, em todas as instâncias (acadêmico, pesquisa e extensão), todas as inovações desenvolvidas neste projeto.

O Estúdio SAB não atende apenas os cursos a distância do CTISM, mas também seus cursos de: Técnico em Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Informática para Internet, Mecânica e o de Segurança do Trabalho. Dessa forma, seu corpo docente pode sempre se manter a par das inovações tecnológicas, melhorando sua prática docente e, com isso, oferecer à comunidade, profissionais qualificados, assessorias, treinamentos, palestras, laudos técnicos e projetos.

A participação dos órgãos da UFSM, com experiência comprovada, na realização deste tipo de trabalho promove a integração entre as Instituições. Uma vez que a internet e as inovações tecnológicas são mais do que uma realidade, são uma necessidade para a efetivação e manutenção da comunicação, bem como, desenvolvimento dessas instituições. Ademais, ao incentivar parcerias e assessorias em projetos, a UFSM será contemplada com a propriedade dos sistemas desenvolvidos e poderá disponibilizar o uso para toda a sua comunidade, o que fortalecerá sua imagem junto à sociedade, resgatando, desta forma, o compromisso social com o desenvolvimento da região e do país.

Com a utilização do Estúdio SAB, o CTISM pretende desenvolver ferramentas que facilitem o acesso do acadêmico e do público em geral à informação, possibilitando a esses, através de um computador, tablete ou celular, assistir a eventos, videoaulas ou palestras, realizados na UFSM ou em polos do EaD.

Estas ferramentas possuem uso comprovado em grandes empresas e estabelecimentos de ensino, mostrando-se muito eficientes, pois, muitas vezes, substitui reuniões presenciais entre pessoas que estão distantes por um grande espaço territorial, diminuindo gastos com diárias e passagens. Na UFSM isso não seria diferente. Além de reuniões poderem ser feitas pela web, aulas, bancas de defesa de TCC, mestrado ou doutorado, ou atendimento ao aluno poderão ser facilitadas, diminuindo custos com translado.  Assim, este projeto se mostra de extrema importância, uma vez que, atualmente, há a dificuldade de conseguir equipe técnica que possa desenvolver estes produtos, o que poderia ser resolvido através especialistas que seriam contratados e remunerados com os recursos provenientes deste projeto.

É importante salientar que as tecnologias atribuídas ao Estúdio SAB são de última geração. A estrutura do prédio foi pensada de forma inteligente e sustentável, como exemplo, podemos citar: as caixas d’água, que possuem captação e armazenamento pluvial, sendo a água utilizada no abastecimento dos banheiros e para limpeza em geral; e as placas fotovoltaicas, que captam energia solar, resultando em economia de 11074 de Kwh de energia elétrica desde sua instalação, evitando a emissão de 7752 kg de CO2 na atmosfera.

Os recursos advindos da Rede e-Tec /SETEC/MEC são conveniados entre UFSM e FATEC, facilitando a aquisição de equipamentos e promovendo a utilização no ensino, pesquisa e extensão através da inserção de alunos bolsistas, estagiários, monitores, prestadores de serviço e professores. O professor Paulo Roberto Colusso explica que a FATEC auxilia, viabiliza e dá segurança aos gestores de projetos na parte financeira, comercial e jurídica.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin