No palco do Teatro Caixa Preta mil possibilidades vislumbradas a partir da parceria firmada com empresas.

O projeto “Institucional Teatro Caixa Preta” coordenado pelo professor Dr. em Artes Visuais Élcio Gimenez Rossini, do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, tem como objetivo promover condições para difusão de atividades artisticas dirigidas à comunidade de Santa Maria, realizando intercâmbio de técnicas e experiências adquiridas na academia e que podem ser compartilhadas com a comunidade em geral.

É necessário ressaltar a importância da parceria público privada de instituições que trabalhem nesta área, e que possam utilizar seu espaço, único sob vários aspectos, para os mais diversos fins. A parceria tenta sanar as necessidades de desenvolvimento, manutenção e realização de atividades e existência em sua melhor performance do Teatro Caixa Preta com a possibilidade de cobrança de ingressos. Com isso, o Teatro Caixa Preta deseja promover peças teatrais, recitais, oficinas de Artes Cênicas, Musicais Teatrais ampliando e divulgando a produção artístico-cultural do Centro de Artes e Letras da UFSM. O Teatro tenta proporcionar um espaço de formação e debate que oportunize a comunidade o acesso às atividades artístico-culturais, estreitando e aproximando a cultura do público. É também possível, a partir destas parcerias, o desenvolvimento de projetos e a acolhida de atividades no sentido de contemplar o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Estas parcerias garantirão recursos para manter de maneira qualificada o espaço que já existe, a melhor forma de utilizar toda a sua capacidade.

PARA COMPREENDER

O Teatro Caixa Preta foi fundado em abril de 1988, e contou com estreia nacional do espetáculo “Império das minhas verdades” do dramaturgo e diretor brasileiro Gerald Thomas que possui carreira internacional, contando com a participação da atriz Fernada Torres. Este é sem dúvida, resultado de esforço e empenho de professores do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, para criar um espaço específico, qualificado para apresentação de espetáculos teatrais, e também, um laboratório para pesquisa em Artes Cênicas do curso de Teatro da UFSM. O Caixa Preta foi o primeiro teatro multiuso do estado do RS, (teatro com muitas possibilidades pois, no seu formato, a disposição da plateia bem como, o palco, são posicionados conforme a direção, e são facilmente removíveis por possui no teto suspenso varas que auxiliam a colocação de aparelhos de som e luz). O Teatro na atualidade, abriga recitais de música, conferências, simpósios de várias áreas e espetáculos dos cursos de Dança e Teatro. É através das parcerias tão objetivadas que se tenciona a volta dos grandes espetáculos na UFSM, consequentemente, a cidade de Santa Maria e região.
 

O professor Élcio destaca que ao longo de quase 30 anos, que serão completados no próximo ano, o Teatro Caixa Preta vem exercendo um importante papel na producão e circulação de espetáculos locais e regionais. Este espaço é fruto de um esforço dos professores do curso de Artes Cênicas que projetaram um espaço teatral que funciona como um laboratório de investigação e produção, podendo assumir diferentes configurações, e a FATEC tem sido parceira no desenvolvimento deste projeto.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC 

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo