HISTÓRICO

A institução da Fundação de Apoio à  Tecnologia e Ciência - FATEC, começou pela sua Escritura Pública em 15 de dezembro de 1978.

Foi instituída por um grupo de oito professores do Centro de Tecnologia com a finalidade de dotar a Universidade de um mecanismo de agilização na execução de projetos.

Sua dotação inicial foi constituída de recursos pecuniários doados pelas seguintes organizações: Schneider, Logemann & Cia Ltda, Construtora Portella Industria e Comércio Ltda, Mernak S/A, Associação dos Professores Universitários de Santa Maria, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Construtora Olienge Ltda.

Em 29 de outubro de 1979 firmou Convênio de Cooperação com a UFSM passando a atuar como Fundação de Apoio à  UFSM, tendo como objetivos principais:
I - Promoção da integração Universidade-Empresa-Estado;
II - Promoção de estudos, pesquisas e prestação de serviços para Órgãos públicos e privados;
III - Instituição de bolsas de estudo e de investigação científica para o aprimoramento de recursos humanos;
IV - Articulação com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, visando a forma de colaboração, contratos ou convênios, para a execução de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento;
V - Capacitação e valorização de recursos humanos vinculados ou de interesse do desenvolvimento tecnológico e da pesquisa dentro de seu programa de ação.

A Fundação é dirigida por um Conselho Superior composto por membros natos dê Diretores e Pró-Reitores da UFSM - representantes da Comunidade, instituidores da FATEC, responsável pela administração geral do HUSM e um representante do Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Maria.

As atribuições executivas são exercidas pela Diretoria Executiva, escolhida pelo Conselho Superior entre seus integrantes, composta de Diretor Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Financeiro.